Dando Nota

Rodrigo Alves

Piracicaba integra Rede Legislativa de TV Digital

Rodrigo Alves
De Brasília

Um importante e decisivo passo para a comunicação piracicabana. Esta é a definição para o encontro em Brasília, nesta quarta-feira, 11, a partir da assinatura do acordo de cooperação entre Câmara de Vereadores de Piracicaba e Câmara dos Deputados para a chegada da Rede Legislativa de TV Digital. Na prática, isso representa a transmissão da TV Câmara de Piracicaba em sinal digital aberto e gratuito, a partir do segundo semestre deste ano.

A cerimônia de assinatura aconteceu no auditório da TV Câmara, no Plenário da Câmara dos Deputados, e teve a presença do presidente da Câmara de Vereadores, João Manoel dos Santos, do primeiro secretário da mesa-diretora, Carlos Alberto Cavalcante, e da diretora do departamento da TV Câmara de Piracicaba, Marisa Libardi. Outros 25 municípios também assinaram a cooperação.

Para o vereador João Manoel dos Santos, a transmissão aberta permite que a população estreite os laços com os parlamentares piracicabanos. “Essa sempre foi nossa preocupação, tanto é que estamos investindo na aquisição de novos equipamentos para melhorar a qualidade do sinal. Queremos a população perto de nós”, disse o presidente da Câmara.

Já o vereador Carlos Alberto Cavalcante lembrou que a busca pelo exercício da cidadania deve fazer parte das atribuições de um parlamentar. Ele acredita que a televisão facilita a divulgação das atividades do mandato. “Assim, o eleitor pode cobrar ações, saber onde o seu vereador está atuando e cobrar melhorias.”

A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), primeira vice-presidente da Câmara dos Deputados, destacou a evolução da comunicação no país, lembrando o passado brasileiro de lutas pela democratização da informação. “Inauguramos um novo tempo da TV no Brasil e essa parceria é a prova permanente do compromisso que temos com a manutenção da cidadania”, disse ela, que representou o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), e assinou os 26 tratados de cooperação.

O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP) lembrou que é praticamente impossível, nos tempos atuais, uma residência sem aparelho de televisão. E que na era do on-line, a verdade deve estar presente aos cidadãos, principalmente quando o assunto é a condução dos trabalhos parlamentares. A perspectiva é que nos próximos dois anos todos os lares recebam o sinal digital. “O objetivo maior é capacitar o nosso povo para se instruir, se informar e ser o dono do nosso Brasil”.

CANAL 60

Atualmente, a TV Câmara de Piracicaba, criada há aproximadamente 10 anos, é transmitida pelo canal 8 da Net. Com a mudança, poderá ser sintonizada também pelo canal 60.1.

Para a implantação do canal digital em Piracicaba, a Câmara de Vereadores planejou uma série de adequações tecnológicas, que incluíram a compra de câmeras robóticas para a transmissão das reuniões ordinárias e solenes. Também foram adquiridos novos equipamentos de transmissão, adequados ao padrão digital.

No aspecto que abrange a legislação, os vereadores piracicabanos aprovaram na reunião da última segunda-feira, 9, o Projeto de Decreto Legislativo 09/2012, autorizando a filiação da Câmara de Piracicaba à Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativa (Astral). A entidade será a responsável por representar o interesse das atividades de comunicação das casas legislativas juntos aos poderes, órgãos e associações públicas.

A diretora da TV Câmara, Marisa Libardi, tem participado desde novembro do ano passado de seminários e eventos que abordam o processo de migração do processo analógico para o digital. Entre os dias 21 a 27 daquele mês ocorreu na cidade mineira de Pouso Alegre um encontro com técnicos e engenheiros especializados. Em março, entre os dias 20 a 24, Marisa esteve no Seminário Internacional de Comunicação, em Brasília.

Atualmente com nove profissionais, a equipe da TV Câmara trabalha desde o início do ano com as adequações na grade de programação da emissora. Além de trazer para a população informações dos trabalhos dos vereadores, firmou-se convênio com a Unimep e com TV USP para a exibição de novos conteúdos. Para os próximos dias será firmado acordo com a TV Comunitária de Piracicaba, canal 5 da Net.

Também está sendo produzida uma série de drops – programas de dois a três minutos, com informações de temas relevantes ligados ao município. O material, de caráter cultural, informativo e pedagógico será exibido no intervalo da programação.

ASSINATURA

A autorização para o sistema digital aberto em Piracicaba aconteceu em 14 de março, quando o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assinou a consignação de canais em 59 municípios brasileiros, incluindo capitais e cidades do interior. Já a portaria para os serviços de retransmissão saiu no Diário Oficial da União em 2 de abril.

O cronograma de implantação do sinal começou por Ribeirão Preto e outras sete cidades do interior em 29 de março. Em abril é a vez de Porto Alegre, Fortaleza e Belo Horizonte. No segundo semestre serão contempladas no estado de São Paulo, além de Piracicaba, as cidades vizinhas Valinhos, Sorocaba, Americana, Araras e Limeira.

O sinal da Rede Legislativa é compartilhado com as TVs Senado, as emissoras das assembleias legislativas e as câmaras municipais. É a chamada multiprogramação, recurso que permite o tráfego de quatro programações independentes de televisão num mesmo canal. No canal 60.1 estará disponível a programação da TV Senado, no 60.2 a Câmara dos Deputados, no 60.3 TV Alesp e no 60.4 a TV Câmara de Piracicaba.

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 11 de abril de 2012 por em Televisão, Uncategorized e marcado , , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Não foram encontradas imagens do Instagram.