Dando Nota

Rodrigo Alves

Espaço Ventre e Vida adapta clássico da literatura mundial para a dança

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tem espetáculo de dança neste sábado, 2, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Em destaque, As Mil e uma Noites, adaptação da coleção de contos populares do Oriente Médio pelo Espaço Ventre e Vida. A apresentação, que integra a 9ª edição do Festival de Dança Árabe, acontece às 20h30.

Ao todo 60 bailarinos estão envolvidos na montagem, que conta com 16 coreografias assinadas por Cláudia Marina Everaldo Bernardis, Fernanda Marina Everaldo e Andrea Volpe Filik. Também serão exibidos trabalhos de nomes consagrados da dança árabe: Saida, Tarik, Mansur e Aysha, além de adaptações do grupo de dança do ventre Bellydance Superstars, mundialmente conhecido.

A clássica adaptação da literatura milenar tem coreografias que vão do folclore ao contemporâneo, nesse caso, a partir de montagens que recebem influências de outros estilos, como o balé clássico e o jazz. São danças com espada, daff (dança com pandeiros), véus, taças, além dos estilos folclóricos said (dança com bengala), khalege (dança do Golfo Pérsico), dãbke (dança típica libanesa) e andaluz. Há também coreografias no estilo tribal fusion, danças modernas com boás – uma nova tendência em dança do ventre – e dança núbia (tradicional em festas de casamentos árabes).

Para contar a história do sultão Shariar e da astuta Sherazade, a partir das traduções de Sir Richard Burton e Andrew Lang, o Ventre Vida convidou a escritora e contadora de histórias Carmelina Toledo Piza e os bailarinos de dança árabe de São Paulo Marcio Mansur e Aysha Almeé.

SERVIÇO – Espetáculo de dança As Mil e uma Noites, com o Espaço Ventre e Vida. Ingressos: R$ 15 (antecipado até o dia 1º de julho e meia-entrada) e R$ 30 (inteira e no dia do evento). Pontos de vendas: Espaço Ventre Vida (rua Fernando Febeliano da Costa, 1.426, Bairro dos Alemães) e Teatro Municipal Dr. Losso Netto (av. Independência, 277, Centro). Informações: tel. (19) 3377-3649.

2 comentários em “Espaço Ventre e Vida adapta clássico da literatura mundial para a dança

  1. Amanda
    3 de julho de 2011

    Eu tive o prazer de participar desse Festival. As professoras Claudia e Fernanda estão de parabéns pelo lindo trabalho.

    Curtir

  2. Aysha Almeé
    3 de julho de 2011

    Espetáculo no Teatro Municipal de Piracicaba ontém foi fantástico: organizado, tranquilo, bem dirigido, o elenco lindo. Parabéns ao Espaço Ventre Vida, à contadora de história e escritora Carmelina e a todo elenco empenhado. Obrigada a Claudia pelo convite, a Lory Pira pela ajuda nas trocas de figurino, e ao meu parceiro Marcio Mansur. Oportunidade gostosa de compartilhar a dança com vcs.

    Curtir

Deixe um comentário

Informação

Publicado às 30 de junho de 2011 por em Piracicaba e marcado , , , .

Tradutor

Receba notificações de posts por e-mail.

Follow Dando Nota on WordPress.com

Instagram

Não foram encontradas imagens do Instagram.